sábado, 10 de outubro de 2020

FRANCK POURCEL - LA FEMME ROMANTIQUE - THE ROMANTIC WAY - AMOUR, DANCE ET VIOLINS 54 (1980)

Apresento nesta postagem o álbum "La Femme Romantique / The Romantic Way", da Orquestra de Franck Pourcel, lançado no Brasil, em 1980, pela gravadora EMI. Na França esse mesmo álbum foi lançado pelo selo Pathé Marconi, sendo o volume 54, da série "Amour, Dance et Violins".

Nascido em Marselha, o maestro, arranjador e compositor Franck Pourcel começou a aprender violino aos seis anos. Mais tarde, ele estudou violino no Conservatório de Marselha, além de bateria, já que amava o jazz, e passou um ano em Paris no Conservatório.

Em 1931, ele trabalhava como violinista em vários teatros de Marselha, casando-se com Odette oito anos depois. Ele então se tornou o diretor musical de Lucienne Boyer, com quem fez uma turnê mundial.

Ele emigrou para os Estados Unidos em 1952, mas retornou à França no ano seguinte para gravar Blue tango e o sucesso Limelight. Em 1954, Pourcel gravou seu primeiro álbum pela gravadora Pathé-Marconi, com a qual gravou um total de nove álbuns em um período de três anos. 

Em 1956, ele gravou sua versão de Only you, que vendeu mais de três milhões de cópias até 1959, e ganhou um disco de ouro. Ele alcançou a posição # 9 na parada pop da Billboard dos Estados Unidos por 16 semanas. Entre 1956 e 1972 ele foi o regente da França no Festival Eurovisão da Canção.

Em 1958, Franck Pourcel começou a gravar música clássica. Sua série de "Pages Célèbres' o levou a reger a Orquestra Sinfônica de Londres, a Sociedade de Concertos para o Conservatório, a Orquestra da BBC no Royal Festival Hall e a Orquestra Lamoureux na Salle Pleyel em Paris. 

Em 1962 ele co-compôs com Paul Mauriat o sucesso Chariot, que foi gravado por Petula Clark e seguido por Peggy March como I will follow him. A música se tornou o tema principal do filme "Sister Act".

Em 1975, a pedido da empresa Air France, Franck Pourcel compôs um hino para seu novo avião supersônico, o famoso Concorde. 

O maestro Franck Pourcel gravou na gravadora EMI até 1995, constituindo uma longa discografia. Ele morreu em 12 de novembro de 2000, na cidade de Neuilly-sur-Seine, aos 87 anos, da doença de Parkinson.

Em minha opinião, para quem gosta do som de violinos, esse disco é muito agradável de se ouvir. A seleção do disco da postagem é composta pelas seguintes canções instrumentais:

01 Tenderly; 
02 Another Brick in the Wall;
03 What's Another Year;
04 Rose de Picardie;
05 September Morn;
06 Parlez Moi D'Amour (version 2);
07 When You're In Love With A Beautiful Woman;
08 Ilona;
09 La Femme (The Hips/Les Hanches) version 2;
10 Osmunda (version 2);
11 Amour;
12 Voyage Romantique. 


















Selo (Label) - Edição Brasil 1980





Selo (Label) - Edição Italy 1980





Selo (Label) - Edição Mexico 1980






Tape k7 - 1980






Franck Pourcel

Links:

FRANCK POURCEL - LA FEMME ROMANTIQUE / THE ROMANTIC WAY


EMI / PATHÉ MARCONI - BRASIL 1980


Um comentário:

  1. Bom dia!
    Parabéns por esta excelente postagem. Trabalho muito bem feito.
    Agradeço por compartilhar boas músicas, boas recordações!
    Abraços

    ResponderExcluir