quinta-feira, 1 de outubro de 2020

PAULINHO NOGUEIRA - PAULINHO NOGUEIRA (1994) REPOST

Vamos iniciar o mês reapresentando uma postagem de agosto/2011 e assim resgatar novamente um grande músico. Trata-se do álbum do músico, compositor, cantor, violinista e professor Paulinho Nogueira, lançado em 1970, pela gravadora RGE e relançado em 1994, no formato Compact Disc - CD, pela série "Pretígio 4".

Paulinho Nogueira ou Paulo Arthur Mendes Pupo Nogueira, nasceu em 8/outubro/1927, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo e morreu em 02/agosto/2003, na cidade de São Paulo, Brasil.

Ele gravou o seu primeiro disco em 1960. Iniciou sua carreira como desenhista e era autodidata. Gravou inúmeros álbuns em diversas gravadoras. Atuou como professor de violão, inclusive foi mestre do grande violonista Toquinho, tendo inclusive publicado o método de harmonia para violão, que se tornou um best seller no gênero, na época. 

Também acompanhou grandes artistas da bossa nova e teve suas composições gravadas por grandes nomes como; Jane Duboc, Toquinho, Yamandu Costa, Jair Rodrigues, Badi Assad, Netinho, entre outros. 

Foi exímio violonista e criador do instrumento Craviola. Sua discografia é composta de mais de 30 discos. O interessante que o seu grande sucesso na carreira não foi uma música instrumental, mas sim cantada, a música Menina.

A obra postada é uma coletânea, que tem como carro chefe a música Menina, composição do próprio Paulinho Nogueira, gravada em 1970, pela gravadora RGE, que o tornou conhecido nacionalmente. 

Das 12 faixas do disco, cinco canções são de autoria do próprio Paulinho Nogueira. A seleção do álbum é composta das seguintes músicas: 

1. Menina; 
2. Menino desce dai; 
3. . Menino jogando bola; 
4. O pato; 
5. Garota de Ipanema; 
6. Corcovado; 
7. Desafinado; 
8. Foi ela; 
9. Da cor do pecado; 
10. Contracanto; 
11. Violão chamando e 
12. Samba em prelúdio

































Capa EP - Menina - Brasil 1970






Paulinho Nogueira (08/10/1927 - 02/08/2003)


Links:







-------------------------------------------------------------------------------------------------


2 comentários:

  1. Olá Hedson

    Vou fazer um teste nesta página
    A postagem de "Os Nucleares" de 1969 está com o link desatualizado
    Tentei fazer um pedido na página mas o comentário não estava sendo publicado, marcava erro, talvez por que a postagem é muito antiga.
    Então decidi vir aqui pedir que coloque um link atualizado dos Nucleares, caso puder

    Desde já, Obrigado "caso postar"

    ResponderExcluir
  2. Olá, Brother.
    Esse disco já está na lista para ser postado.
    Por favor, aguarde que a vez dele chegará.
    Um abraço.
    Hedson

    ResponderExcluir