sábado, 21 de novembro de 2020

PERUZZI - E SUA BANDA JOVEM (1967) REPOST

Atendendo a pedidos, hoje reapresentamos o raro álbum "Peruzzi e Sua Banda Jovem", lançado no Brasil, em 1967, pela gravadora Odeon, com o selo Parlaphone e que foi postado pela primeira vez aqui no blog LaPlayaMusic, em Julho/2012. Cabe destacar que foi melhorado a qualidade do áudio e o material gráfico.  

A seleção do disco continha versões de músicas da época do movimento Jovem Guarda, sendo que a maioria delas em formato instrumental. Chama atenção nesse disco a participação dos cantores Eduardo Araújo e Silvinha na primeira faixa do disco, onde interpretam um "Medley" de sucessos de rock, do início dos anos 1960, sem que fossem citados nos créditos do álbum, prática que era comum em algumas gravadoras.

Outro ponto a destacar e que não é novidade, conforme já citamos, é a falta de informações sobre o maestro Edmundo Peruzzi, que além desse disco também participava de discos de estúdio, usando pseudônimos. 

Assim, a seguir algumas informações a respeito do maestro, arranjador, instrumentista (flauta e trombone) e compositor Edmundo Peruzzi. Ele nasceu na cidade de Santos, São Paulo, no dia 29/junho/1918 e faleceu na mesma cidade, no dia 03/novembro de 1975.  

Iniciou sua formação musical no Conservatório Musical de Santos, onde estudou sob orientação de Sabino de Benedictis. Foi também integrante da Banda do Corpo de Bombeiros de Santos.

Em 1932, aos 14 anos de idade começou sua carreira artística e apresentava-se como trombonista em espetáculos circenses, mas logo em seguida trocou o trombone pela flauta.

Em 1945, fundou a "Peruzzi e Sua Orquestra", passando a atuar em programas da Rádio Gazeta de São Paulo e apresentando-se em bailes realizados nos arredores de São Paulo. No mesmo ano gravou o seu primeiro disco, pela gravadora Continental, interpretando o choro Perigoso, de Ernesto Nazareth e a valsa Em pleno estio, de R. Firpo.

Meados dos anos 1940 em diante, realizou gravações com sua orquestra, e apresentações na Rádio Tupi de São Paulo e Radio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro, onde foi contratado de forma permanente, atuando por 10 anos em diversas orquestras radiofônicas.  

Um destaque, foi a sua apresentação, em 1953, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde executou a obra Moto perpétuo, de Paganini, em ritmo de samba. 

No período de 1957 a 1958, foi diretor da gravadora Discobras e ainda em 1958, lançou sua orquestra de danças pelo selo Polydor, com a canção Rock sambando, de Carlos Armando e Aires Viana e o samba Agora é cinzas, de Bide e Marçal, bem como, participou da gravação de canções com a cantora Dalva de Andrade.   

Para o cinema, nos anos de 1959 e 1963 respectivamente, compôs para as trilhas dos filmes "Depois do Carnaval", de Wilson Silva e "O Cabeleira", de Milton Amaral. Em 1968, fez a trilha sonora do filme "Traficante do Crime", de Mario Latini.

Ainda no ano de 1963, fez a coordenação artística, a orquestração e a regência da orquestra para o álbum "As Grandes Escolas de Samba Com Orquestra e Coro", com gravações dos sambas enredo Chica da Silva, Rio dos vice reis, Mestre Valetim, Relíquisa da Bahia, Palmares, Tristezas no Carnaval, Mauá e suas realizações, Vem do morro e Toda prosa.

No período de 1964 a 1970, realizou apresentações na América do Sul, com destaque para a Peru, Argentina e Paraguai. No Peru, fez arranjos para a orquestra do peruano Augusto Vladerrama. 

Como arranjador, realizou gravações para diversos artistas, tais como, Orlando Silva, Miltinho, Wilson Simonal, Clara Nunes, entre outros.

A seguir, a seleção das canções que compõem o álbum desta postagem. Vale pela raridade desse álbum:


01. Medley 1 (Rock around the clock / Tutti frutti / Minha prima Dayse / Jambalaya / My Bonnie / Lets twist again / Baby - Hully Gully / Quero que vá tudo pro inferno / Help / Vou botar pra quebrar / Goiabão; 
02. Sunny; 
03. Never never; 
04. Mister Z; 
05. Medley 2 (Mr. Tambourine / Green grass / Something / Stupid cupid / Coisa linda / Piangi com me; 
06. Bus stop; 
07. Black is black; 
08. Last train to Clarksville.


























Edmundo Perazzi & Sua Banda Jovem





Edmundo Perazzi


Links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário