2016

2016

sábado, 11 de abril de 2015

BOBBY HACKETT WITH STRINGS - THAT MIDNIGHT TOUCH - 1967

O músico de jazz norte americano Bobby Hackett (Robert Leo Hackett), nasceu em Providence, Rhode Island, EUA, no dia 31 de janeiro de 1915 e morreu em 07 de junho de 1976, aos 61 anos, em Chattam, Massachusetts. Tocou trompete, corneta e violão com as bandas de Glenn Miller e Benny Goodman, no final dos anos 1930 e 1940. Provavelmente, Bobby Hackett é mais conhecido por ser o solista em alguns dos álbuns de Jackie Gleason  e Orquestra, durante a década de 1950.

No final dos anos 1930, Bobby Hacket tocou trompete no Vic Schoen Orchestra, apoiando o grupo vocal feminino Andrews Sisters. Também se destacou quando na recriação da canção I’m coming Virgínia, ainda na banda de Benny Goodman, quando fez o solo na apresentação no Carnegie Hall Concert (1938).

Em 1939, a agência de talentos MCA pediu a Bobby Hackett que formasse uma big band, Infelizmente a banda não deu muito certo e Hackett ficou muito endividado. Para pagar suas contas atuou nas bandas de Horace Heidt e em seguida na de Glenn Miller.

Para piorar a situação, seu lábio não estava em boa forma após a cirurgia dental, o que tornou difícil suas apresentações naquele momento. Glenn Miller veio em socorro de Hackett, oferecendo-lhe um emprego como guitarrista com a Miller Band. Apesar de seus problemas de lábio, Hackett ainda podia tocar solos curtos ocasionais, e ele pode ser ouvido tocando um famoso solo na canção A String of Pearls, da Orquestra de Glenn Miller.

Um sonho se tornou realidade para Hackett que foi sua inclusão no Louis Armstrong Town Hall Jazz Concert (1947). Em 1954, Hackett fez aparições regulares em um curto show de variedades da ABC TV, The Martha Wright Show, também conhecido como The Packard Showroom.

No entanto, a melhora da carreira de Bobby Hackett ocorreu por ocasião de sua contratação como solista cornet para participar na gravação dos primeiros álbuns de música de Jackeie Gleason. A partir de 1952, Hackett lançou o seu primeiro álbum, na Capitol Records, intitulado “Music for Lovers Only. Os primeiros dez álbuns de Jackie Gleason que ele participou obtiveram o “Disco de Ouro”. Esse sucesso todo incrementou diretamente a carreira de Bobby Hacket, levando-o a gravar uma série de seus próprios álbuns, pela Capitol Records.


De 1965 a 1967, ele saiu em turnê com o cantor Tony Bennett, incluindo duas turnês européias. No início de 1970, também participou de apresentações com Dizzy Gillespie e Teresa Brewer. Nos anos seguintes continuou realizando apresentações individuais e acompanhando vários artistas de jazz da época. Bobby Hackett morreu em 1976, de ataque cardíaco e deixou um legado discográfico de mais de 30 álbuns.

Fonte: Wikipedia, Abril/2015

Nesta postagem, homenageamos Bobby Hackett, com o álbum intitulado "That Midnight Touch", lançado nos Estados Unidos, em 1967, pelo selo Project 3, com produção de Enoch Light. Esse disco já foi postado em vários blogs, sendo que alguns não estão com seus links ativos. Desses blogs, lembro de dois, a seguir listados:
               
                http://easyandwonderful.blogspot.com.br/2012/10/bobby-hackett-with-strings-that.html
                https://zokyat.wordpress.com/category/bobby-hackett/
                
O material aqui disponibilizado nesta postagem foi obtido graças a contribuição do amigo Eldo Bastos, que gentilmente tem nos doado várias raridades. O meu muito obrigado.

Em minha opinião, apesar de ser um estilo que nem todos apreciam, considero Bobby Hackett como um dos maiores trumpetistas da época. O álbum desta postagem é de uma rara beleza auditiva. Vale a pena ouvir com calma. Destaco a ótima seleção de músicas clássicas a seguir listadas:

1. My foolish heart;
2. Laura;
3. When you awake;
4. Emily;
5. I guess I'll have to dream the rest;
6. Delishous;
7. September song;
8. The touch of your lips;
9. All too soon;
10. Nancy;
11. If you were only mine;
12. Stars in my eyes.


























 Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário