sexta-feira, 23 de outubro de 2020

THE VENTURES - THE VENTURES (1971) REPOST

Nesta postagem, eu reapresento um álbum que mostrei em novembro de 2011, ou seja no ano de criação do blog LaPlayaMusic. Trata-se do disco duplo "The Ventures", do grupo instrumental The Ventures, lançado no Brasil, em 1971, pela gravadora United Artists. 

The Ventures foi uma banda americana instrumental, formada em 1958, por Bob Bogle e Don Wilson, cujo nome inicial era "The Versatones"Seu estilo variava do Surf Music, Psychedelic Rock ao Pop Rock, tendo influenciado muitas bandas em muitas épocas. 

Ficou conhecida pelas canções clássicas, tais como, Walk don't runSurf riderJourney to the starDriving guitarsYellow jacket e Bumble bee twist e principalmente Hawaii 5-0, que foi tema de abertura da série policial na televisão americana, tornando-se a marca registrada da banda.

A banda começou de maneira independente, tocando em pequenos bares. Em 1959, Nokie Edwards (guitarra baixo) e Skip Moore (bateria) entraram para a banda. Na época, compuseram e gravaram Walk don't run, um de seus maiores sucessos, mas nenhuma gravadora se interessou pelo som. 

A solução encontrada foi fundar uma pequena gravadora, a “Blue Horizon Records", patrocinados pela mãe de Don Wilson. Trabalhando como seus próprios produtores, gravaram a música em formato single em vinil de 45 rpm e começaram a se auto-promover.

Ainda em 1959, um DJ de Seattle usou Walk don't run como vinheta de abertura de um programa de rádio. Foi então que o empresário Bob Reisdorf, dono da Dolton Records, escutou, quis conhecer a banda e acabou contratando “The Ventures”. 

Na virada dos anos 1970 para os anos 1980, a banda foi redescoberta pelo público punk e new wave interessados na surf music. A banda Go-Go's até gravou uma música - Surfin and spying em sua homenagem. 

Nos anos 1990, The Ventures ganhou outra grande publicidade, quando Quentin Tarantino incluiu a música Surf rider na trilha sonora do filme de violência "Pulp Fiction".

A banda sempre fez muito sucesso fora dos Estados Unidos, na Europa e principalmente no Japão. Dezenas de discos foram produzidos especialmente para o mercado japonês e, desde 1960 até hoje, The Ventures, anualmente, ficavam 3 meses e faz mais de 50 shows de auditório, em turnê pelo país oriental. Já fizeram mais de 2000 shows no Japão, onde têm um público fiel.

Em 1996, tiveram as suas mãos eternizadas no "Rock Walk of Fame" de Hollywood. Em 10 de março de 2008, The Ventures entraram para "Rock and Roll Hall of Fame" com a música Walk don't run e Hawaii 5-0, no ano que secomemorou os 50 anos da banda.

A Banda produziu mais de 200 álbuns em formato Compact Disc - CD, 250 álbuns em formato Long Playing - LP e 150 compactos (45rpm). Os números de vendagem são incríveis, tendo mais de 110.000.000 de unidades vendidas, sendo que 40.000.000 somente no Japão

(Fonte: Wikipedia)

Neste álbum duplo destaco a música Classical Gas, que normalmente não é muito citada, mas a versão deste disco é muito interessante. Outras músicas que também aprecio são Hawaii Five-0Let's Go e Telstar.  

A seguir a lista das faixas que compõem a seleção desse álbum duplo: 

1. Hawaii Five-O; 
2. Let's Go; 
3. Theme From "The Wild Angels"; 
4. Light My Fire; 
5. Respect; 
6. Telstar; 
7. (I Can't Get No) Satisfaction; 
8. The Pink Panther Theme; 
9. Classical Gas; 
10. Games People Play; 
11. Apache; 
12. Tequila; 
13. Classical Gas; 
14. The Ballad Of Bonnie And Clyde; 
15. Down On Me; 
16. No Matter What Shape (Your Stomach's In); 
17. Oh, Pretty Woman; 
18. Happy Together; 
19. Proud Mary; 
20. Georgy Girl.






Um comentário: