domingo, 17 de outubro de 2021

HENRY MANCINI - ALL TIME GREATEST HITS (1994)

Acabei de ouvir essa ótima compilação de músicas de Henry Mancini e me impressionou pela qualidade dos arranjos. Assim, aproveitei par postá-la. O álbum da postagem, intitulado "All Time Greatest Hits" foi lançado no Brasil, em 1994, pela gravadora BMG Ariola, com o selo RCA.

O compositor, pianista e arranjador Henry Mancini (Enrico Nicola Mancini), nasceu em Cleveland, EUA, no dia 16 de abril de 1924 e morreu em Beverly Hills, no dia 14 de junho de 1994. 

Foi dono de um apuro estético muito sofisticado no arranjo de suas músicas e tendo sido melodista excepcional, é melhor lembrado como sendo um dos mais conhecidos compositores de trilhas sonoras para a televisão e cinema, ganhando um número considerável de prêmios Grammy.

Entre os ínúmeros músicos que tocaram na Henry Mancini & His Orchestra figuraram o violinista brasileiro Laurindo de Almeida e trompetistas como o americano Pete Candoli. A orquestra de Henry Mancini, na gravadora RCA Victor, gravou mais de 90 álbuns, muitos deles tiveram a produção fonográfica de Joe Reisman.

Entre os anos de 1972 e 1973, Macini tinha o próprio programa semanal de variedades e música na TV americana, intitulado "The Mancini Generation", com seus 40 músicos, sendo que cada programa tinha duração de 30 minutos.

Henry Mancini compôs trilha sonora para mais de 80 filmes, ganhou 4 Oscars da Academia de Hollywood, 2 Prêmios Emmy (O Oscar da TV Americana) e 20 Grammys, o prêmio máximo da indústria fonográfica. 

As composições pelas quais Henry Mancini é mais conhecido incluem as canções Moon river (a canção tema do filme "Breakfast at Tiffany's - Bonequinha de Luxo", de 1961, que foi dirigido por Blake Edwards, A pantera cor de rosa (Blake Edwards) e Charada, de 1963, direção de Stanley Donen, bem como o tema do famoso "Pássaros Feridos", minisérie de 1983, exibida no Brasil, pela SBT TV, em 1985.

Em minha opinião, eu coloco Henry Mancini no panteão dos grandes compositores de trilhas sonoras, junto com Ennio Morricone, John Williams, John Barrry, Victor Young, Hugo Montenegro, entre outros.

A seleção de músicas da coletânea desta postagem é composta das seguintes canções:

01. Mr. Lucy;
02. Moon river;
03. Baby elephant walk;
04. Experiment in terror;
05. Days of wine and roses;
06. Charade;
07. The pink panther theme;
08. The sweet heasrt tree;
09. Theme from the great imposter;
10. A shot in the dark;
11. Love theme from Romeo and Juliet;
12. Two for the road (instrumental);
13. Theme from "Z";
14. Theme from Love Story;
15. Peter Gunn;

Bônus:

16. Tender is the night;
17. You'll never know;
18. When I look in your eyes;
19. Let it be me;
20. Midnight cowboy;
21. The shadow of your smile;
22. Till there was you;
23. Hawaii 5.0.























Links:

HENRY MANCINI - ALL TIME GREATEST HITS


BMG ARIOLA / RCA - BRASIL 1994


Nenhum comentário:

Postar um comentário