terça-feira, 25 de julho de 2017

JESSÉ - O INESQUECÍVEL - 2002

Nesta postagem, apesar de pouco lembrado, resgato um dos maiores cantores do Brasil, cujo nome era Jessé.

Jessé Florentino dos Santos, nascido em Niterói, Rio de Janeiro, no ano de 1952 e falecido em Ourinho no dia 29 de março de 1993, teve morte prematura em acidente de automóvel, com apenas 40 anos de idade, que chocou todo o país.

Jessé era um artista talentosíssimo, dono de uma voz privilegiada. Criado em Brasília, mudou-se para São Paulo já adulto, onde atuou como crooner em boates e nos grupos “Corrente de Força” e “Placa Luminosa”, animando bailes em todo o Brasil.

Ainda nos anos 1970, cantou e gravou em inglês com o pseudônimo de Tony Stevens, onde foi moda, cantores brasileiros cantarem em inglês, tais como Fabio Jr, Dave McClean, Michael Sullivan, Crystian, Terry Winter, e outros da época.

Mas foi com a canção Porto solidão, composição de Zeca Bahia e Ginko, no Festival MPB Shell, da TV Globo, em 1980, que ele se revelou para todo o país, ganhando com justiça o prêmio de melhor intérprete.

Em 1983, ganhou o XII Festival da Canção Organização (ou Televisão Ibero-Americana), realizado em Washington, com os prêmios de melhor intérprete, melhor canção em melhor arranjo para Estrelas de papel, de Jessé e Elias Andreato.

De voz muito potente, no decorrer de sua carreira, Jessé gravou 12 álbuns. O disco destaque foi “Um sorriso ao pé da escada”, feito ao vivo no Tuca de São Paulo em 1983, sendo este o quarto dos doze álbuns de sua carreira.

Certamente, tão cedo, não teremos um intérprete de voz tão privilegiada, afinada, possante e de rara beleza como a dele!

O álbum da postagem é uma bela compilação dos seus melhores sucessos, lançado no Brasil, pela gravadora Som Livre, em 2002, contendo as seguintes músicas.

1. Voa liberdade;
2. Porto solidão;
3. Onde está você;
4. Campo minado;
5. Alguém cantando;
6. Solidão de amigos;
7. Romaria;
8. Ser estranho;
9. A noite de meu bem;
10. Eu te amo;
11. Paraíso das hienas;
12. Chão de estrelas;
13. Concerto para uma só voz;
14. Como nossos pais.

Bônus:
15. If You could Remember (Bonus)


















Links:






3 comentários: